Muitas pessoas só descobrem a existência do coloproctologista ao se depararem com um problema, mas a visita regular a esse especialista auxilia na prevenção de doenças mais graves
Coloproctologista é o médico especializado no estudo e cuidado das doenças do cólon (intestino grosso), reto e ânus. Muitas pessoas só descobrem a sua existência ao se depararem com um problema, mas a visita regular a esse especialista auxilia na prevenção de doenças mais graves.
Para se especializar nessa área o médico faz residência em cirurgia geral e mais dois anos de subespecialidade em coloproctologia. Com isso ele se torna apto a realizar o atendimento completo, desde consultas até exames (colonoscopia) e cirurgias.
As doenças que são mais frequentemente tratadas por ele são:
- Doença de Crohn;
- Retocolite Ulcerativa;
- Hemorroidas;
- Fissuras anais;
- Fístulas anorretais;
- Câncer colorretal;
- Pólipos intestinais;
- Infecções intestinais;
- Inflamações como diverticulite;
- Diarreia ou constipação crônicas;
- Síndrome do intestino irritável;
- Doenças sexualmente transmissíveis no reto ou ânus;
- Incontinência fecal. Quando procurar um proctologista?
Assim como outras especialidades médicas, a consulta com o proctologista deve ser feita periodicamente e de maneira preventiva. Mas caso sinta algum incômodo ou desconforto na região do intestino, reto ou ânus, a procura pelo médico deve ser imediata.
Doenças graves podem se manifestar com sintomas leves e o diagnóstico com tratamento no início do quadro é a melhor maneira de revolvê-las
Quais sintomas devo ficar atento para procurar um proctologista?
- Sangue nas fezes;
- Dor ou nodulações na região anal;
- Dores abdominais (cólica);
- Mudança súbita na forma, cor ou frequência das evacuações;
- Diarreia persistente;
- Prisão de ventre;
- Anemia e/ou perda de peso sem origem definida.
A maioria das doenças colorretais tem tratamento e cura. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar a chance de sucesso e evitar possíveis complicações.
Durante a consulta, procure informar ao médico todos os sintomas, história pessoal e histórico familiar. Dessa maneira, associado ao exame físico e exames complementares, o coloproctologista poderá chegar ao diagnóstico preciso e ao melhor tratamento para resolver seu problema.